Missão

Mais do que uma Escola que promove o ensino das artes, queremos ser capazes de educar cada pessoa na sua dignidade plena, promovendo-se a si mesma e aos outros, através do ensino artístico, valorizando todas as dimensões da pessoa humana: espiritual, intelectual, emocional e física.
O nosso trabalho diário procura trazer a arte para a vida, através da formação e da criação de atividades artísticas, nomeadamente na área da música e da dança.
Queremos incentivar o desenvolvimento do gosto artístico e do pensamento criativo e promover a excelência em todos os níveis, a fim de formar músicos e bailarinos de excelência.
Pretendemos concretizar em cada ação o legado que nos é confiado: colocar verdadeiramente a “Arte ao serviço do Homem”.
Tab Image

Visão

Ser parte ativa da rede artística nacional, colaborando com o Ministério da Educação, (re)afirmando institucionalmente o valor e a importância do ensino artístico.
Agilizar e reorganizar os protocolos e procedimentos existentes, tornando possível a descentralização, através da abertura de polos que permitam aproximar-nos dos alunos que nos procuram, e o estabelecimento de novas parcerias com o município, com as paróquias e associações existentes no concelho de Oeiras e concelhos limítrofes.
Agilizar procedimentos internos, a vários níveis, para ser possível chegar com mais qualidade, a um maior número de pessoas. Desenvolver a parceria com a Escola Diocesana de Música Sacra, procurando alcançar toda a área geográfica do Patriarcado de Lisboa.
Promover atividades (concertos, audições, celebrações) que permitam o contacto direto com as realidades sociais envolventes, indo mais além da comunidade Escolar.
Tab Image

Valores

Inspirada na matriz Cristã que está na sua génese, a EMNSC assenta a sua ação em valores como: Integridade - Pautamos a nossa conduta por uma ética de retidão, brio e lealdade.
Todos fomentamos o ambiente de confiança, equidade e honestidade que promove o ser humano completo, realizado e íntegro.
Através da arte, proporcionar experiências que desenvolvam as várias dimensões da personalidade humana.
Formar e educar com o objetivo de enriquecimento pessoal, através destas duas variantes culturais.
Exigência e Disciplina - Fomentamos o gosto pelo trabalho, a capacidade de compromisso e o desafio da melhoria contínua, tendo por base os conceitos de rigor e empenho. Incentivamos a criação de hábitos de trabalho, levando-nos a querer sempre fazer mais e melhor.
Respeito - Acreditamos na dignidade humana e promovemos formas saudáveis de convívio. Cultivamos uma atitude positiva.
Educamos e formamos os mais jovens, ensinando-os a ter respeito por si e pelo próximo, tendo por base os princípios de igualdade e transparência.
Tab Image

A direção

"Ars hominis servitum" A arte ao serviço do homem

"A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo é uma das instituições nacionais com melhores resultados no ensino artístico. A instituição, que está ligada à paróquia, tem atualmente cerca de 900 alunos no regime articulado, supletivo, espaço arte, e também noutro projeto financiado pela Câmara Municipal de Oeiras, em que cria uma turma de oficina coral em cada uma das escolas do Ensino Básico do concelho.”

CEO Image
Pe. Diamantino Faustino - Presidente

Estrutura administrativa

Direção

  • Presidente: P. Diamantino Gonçalves O. R. Faustino
  • Vice-Presidente: Gonçalo André Castilho dos Santos
  • Secretária: Ana Patrícia Tavares de Almeida
  • Tesoureiro: Rui Pedro Espírito Santo Lourenço Lopo
  • Vogal: Sérgio Nuno Pires Janeiro

Conselho Fiscal

  • Presidente: Marco Paulo Barbadães Mesquita
  • Vice-Presidente: José Guilherme Gaspar
  • Secretária: Nuno Alexandre Martinho Barreto